Hoje você aprenderá como montar uma loja de conserto de eletrodomésticos de maneira prática. A verdade é que nem todo mundo pode arcar com a substituição de um equipamento com defeito, abrindo assim, margem para alta lucratividade nesse nicho.
Portanto, para que você aproveite a grande variedade de eletrodomésticos existente no mercado e consiga criar um negócio próprio, reuni 5 dicas que vão ajudar muito. Acompanhe a leitura!
5 dicas para montar um negócio de conserto de eletrodomésticos
1. Esteja presente onde as pessoas estiverem
Nem todo estabelecimento está preso a uma localização específica, como é o caso de uma loja de materiais elétricos que não precisa estar bem centralizada para vender. Mas esse não é o caso, pois para ampliar as vendas você precisa de uma boa localização.
Sendo assim, esteja onde as pessoas estiverem. Isso quer dizer que você deve optar por um local com um fluxo de pessoas expressivo.
Escolha um local que ofereça fácil acesso, pois não é todo conserto que será um eletrodoméstico pequeno. Pode chegar para você um fogão, uma máquina de lavar roupas ou até mesmo uma grande geladeira, não é verdade?
Então, o ponto comercial é o primeiro passo relevante para atrair a clientela. Analise também os comércios ao seu redor, escolha um local próximo a lojas de móveis e eletrodomésticos.
2. Não meça esforços para estruturar corretamente seu estabelecimento
Um ponto positivo do conserto de eletrodomésticos é que as ferramentas de trabalho não costumam ser grandes. Desse modo, a estrutura ideal é um ambiente espaçoso para que você se organize melhor.
Você já precisou levar algo para consertar e quando chegou lá mal conseguia entrar com o equipamento? Ou ainda pior, a loja estava tão entulhada de eletrodomésticos para arrumar que o dono não sabia onde havia colocado o seu pedido?
Portanto, preze por um local com pelo menos 50m². Assim você conseguirá destinar um espaço para a recepção e atendimento, outro local específico para separação das ordens de conserto e, sobretudo, o espaço principal que é para o conserto.
Sem contar que você precisa ter organização com as ferramentas e equipamentos de conserto. Você sabia que o diferencial de uma loja de consertos é a agilidade no trabalho aliada à qualidade?
Como alcançar esse equilíbrio se você não encontra o aparato para trabalhar corretamente, não concorda?
3. Invista em capacitação para oferecer cada vez mais qualidade
A verdade é que a maioria dos empreendedores que se aventuram no universo dos reparos e consertos, aprenderam a trabalhar por conta.
Claro que isso é algo relevante, pois possibilita que você desenvolva habilidades e conhecimentos individuais, que é justamente o que traz a vantagem competitiva.
O mercado está cada dia mais competitivo. Dessa maneira, é inevitável que você precise buscar mais aprendizado profissional.
Por exemplo, se você não tem conhecimento para consertar um modelo de lava-roupas, mas seu concorrente tem, quem você acha que ganha a preferência do cliente?
Portanto, coloque o seu aprendizado em primeiro lugar para conseguir ampliar os serviços oferecidos. 😉
Posso te dar um outro exemplo: até pouco tempo atrás na cidade em que moro não existia quem consertasse com qualidade uma máquina de lavar roupas. Sabe o que a maioria fazia aqui? Se deslocava mais de 30 quilômetros para a assistência mais próxima.
Já imaginou se houvesse um profissional qualificado aqui? O mercado que ele poderia atender seria imenso. É esse tipo de visão de mercado que você precisa ter!
4. Tenha os equipamentos e acessórios adequados para o trabalho
Esse é um erro muito cometido e que você precisa evitar. Não comece seu negócio de qualquer forma, sem as ferramentas e equipamentos adequados, pois além de dificultar muito o trabalho, pode ficar com fama de quem promete e não conserta.
Como sabemos, a reputação é a melhor vitrine para conseguir novos clientes. O primeiro passo é definir quais eletrodomésticos oferecerá conserto.
Irá focar em eletrodomésticos grandes como refrigeradores, geladeiras, fogões, máquina de lavar roupas e lava-louças?
Ou quem sabe optar de início por consertos menores como micro-ondas, liquidificadores, mixer, batedeira, torradeiras, processadores e fornos elétricos?
Sendo assim, a sua escolha irá determinar quais ferramentas e equipamentos deve investir.
5. Não fique parado no tempo, a divulgação é sua melhor estratégia
Claro, não poderia deixar esta dica de fora. A divulgação é o coração da sua loja de consertos de eletrodomésticos, pode apostar.
Digo isso porque ou o cliente só vai te notar quando precisar e estiver com urgência ou ele verá que seu negócio existe muito antes de precisar de qualquer serviço, sabendo que no momento certo você estará lá.
O bordão “quem não é visto não é lembrado” se encaixa muito bem aqui e você precisa estar nas redes sociais.
Qual o investimento para montar uma loja de consertos de eletrodomésticos?
O investimento é sempre uma preocupação do empreendedor, mas aqui o investimento varia.
Qual será seu aluguel? Quais ferramentas precisará? Contratará alguém para tomar conta do caixa? Terá algum investimento em decoração?
Portanto, considere isso em seu planejamento. O Sebrae julga que para um negócio de cerca de 50m² é possível que o investimento fique entre R$15 a R$25 mil reais, tudo vai da sua realidade.
Ficou claro quais os passos certos para abrir sua loja de consertos? Espero ter ajudado você. Compartilhe as dicas e até a próxima!