Como fazer tempero caseiro seco para vender

A verdade é que os temperos secos revolucionaram a cozinha, dando origem à gastronomia como conhecemos hoje. Esse é um dos motivos que se torna cada vez mais importante aprender como fazer tempero caseiro seco para vender, pois gera muito lucro.

Por isso, resolvi listar aqui algumas dicas essenciais para você que deseja monta rum negócio próprio. Afinal, o importante é ter uma renda extra e lidar com tempero já é algo que a maioria faz no dia a dia, não é verdade? Veja só!

Quais são os tipos de temperos secos?

como fazer tempero caseiro seco para vender

A variedade de tempero seco hoje em dia é enorme, e só não traz mais sabor às suas refeições quem não quer mesmo. E não é só os sabores que contam na hora da escolha, mas também seus benefícios à saúde, como controle da pressão arterial, redução da glicose no sangue e redução do estresse.

Dessa maneira, só de cabeça consigo lembrar de ao menos 5 temperos secos que têm boa saída no mercado e grande uso gastronômico, que você confere abaixo.

1. Alecrim desidratado

Para muitos cozinheiros, o alecrim é uma das ervas que traz mais aroma e perfume para os pratos, mesmo em sua versão seca.

Muito utilizado na produção de legumes, carne suína, pães e aves, o alecrim é grande aliado no combate à hipertensão, além de estimular o trabalho digestivo.

2. Açafrão da Terra ou Cúrcuma

O açafrão, particularmente, é um dos temperos que mais gosto de utilizar. Além de dar uma cor inconfundível, possui propriedades medicinais que atuam como anti-inflamatório natural, certamente você precisa incluir na prateleira de temperos secos para vender.

3. Cardamomo

Se você já consumiu comida indiana, certamente já provou do sabor aromático que esse tempero oferece. Suas sementes secas são muito utilizadas no preparo de doces e pães, mas nada impede de incrementar um belo prato de carne marinada.

E o melhor de tudo é que o cardamomo pode atuar como um diferencial na sua loja, uma vez que só é encontrado em redes supermercadistas.

4. Curry

Agora, se você busca uma especiaria robusta, que traz tanto aroma quanto sabor, é essencial oferecer o curry aos clientes.

Esse tempero é uma potente mistura de produtos naturais como pimenta-dedo-de-moça, pimenta vermelha, gengibre, cominho, canela em rama, cardamomo, pimenta-do-reino, cúrcuma, cravo, coentro e erva-doce, ou seja, é completo e favorece ensopados e o preparo de aves.

5. Cominho

Uma das grandes vantagens do cominho, além das propriedades medicinais e para a gastronomia, é que ele pode ser comercializado de diferentes formas, como moído, em grão, em óleo ou mesmo em pó.

Portanto, pode trazer mais diversidade à sua produção caseira. Além disso, não é em todo lugar que você o encontra, isto é, abre margem de negócio para você.

Esses são apenas alguns temperos secos que você deve viabilizar aos clientes, mas saiba que a gama de outras especiarias é massiva.

Por exemplo, não há como deixar o Dry Rub e o Lemon Pepper de fora dessa lista, pois são dois temperos considerados Gourmet. Você precisa considerar esse mercado gourmet, a fim de atender ainda mais clientes.

O Dry Rub é uma combinação de especiarias como pimenta caiena, páprica doce, alho em pó, cebola em pó e mostarda moída, com adição de açúcar refinado e açúcar mascavo. É indicado para todos os assados rápidos de carne suína e bovina.

Já o Lemon Pepper é uma tendência na gastronomia. Sua base leva pimenta-do-reino e raspas de limão siciliano. É indicado para aves, saladas e peixes.

Receita de tempero para todo tipo de preparo

Todo mundo tem aquele tempero curinga na cozinha, e a minha indicação aqui é o Chimichurri. Esse tempero argentino é indispensável para ampliar sua oferta de produtos, veja a receita:

Ingredientes

  • 5 colheres (sopa) de salsinha desidratada
  • 3 colheres (sopa) de orégano seco
  • 2 dentes de alho picadinhos
  • 1 colher (sopa) de pimenta calabresa
  • 1 colher (sopa) de páprica doce ou picante
  • ¼ xícara (chá) de água morna
  • 1 xícara (chá) de azeite
  • ½ xícara (chá) de vinagre de vinho
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

  1. Em uma travessa, coloque o orégano, a pimenta calabresa e adicione água morna para hidratar, misturando em seguida.
  2. Adicione a páprica, a pimenta-do-reino, o sal, a salsinha, o alho e misture.
  3. Por fim, junte o vinagre e o azeite, mexendo para incorporar.
  4. Transfira para um pote de vidro e leve à geladeira para descansar por pelo menos 24 horas.

Por quanto posso vender temperos secos?

Esse é um segmento que mostra grande crescimento, onde mais pessoas compreendem seu valor gastronômico.

Entretanto, é um nicho bem específico que demanda persistência, empenho e muita divulgação, mas tudo isso é compensado com uma lucratividade satisfatória.

O primeiro passo é considerar o valor que você gasta com a aquisição dos temperos.

A partir daí você irá somar todo o restante que utiliza na receita, como por exemplo, na dica de chimichurri acima, foram utilizados vários temperos, azeite e vinagre.

Logo, é preciso somar os ingredientes gastos, dividir pela quantidade de recipientes para a venda, basear sua margem de lucro e ganhar o mercado.

Suponhamos que você consiga vender 100 saquinhos de tempero por semana a R$4,50. Então, o lucro será de R$450, 00 e isso é só o começo, pois tem pessoas que conseguem vender bem mais que 100 por semana. Tudo dependerá da qualidade e divulgação do seu negócio.

Espero muito ter ajudado você com mais essa dúvida. Agora é só tirar seus planos do papel e fazer tudo acontecer. Compartilhe as dicas, boas vendas e até a próxima!