Quer dicas para montar uma loja de tecidos e aviamentos? Então, você está no lugar certo. Saiba que esse é um negócio de alta demanda. Entretanto, pode depender muito da região em que você mora.
O mercado têxtil está entre os que menos sofrem com as variações da economia. Sabendo disso já dá para ter uma boa perspectiva de crescimento do negócio, não é mesmo?
Para te ajudar, separei 8 dicas certeiras para começar a montar a sua loja e obter sucesso. Confira só!
8 passos para montar uma loja de tecidos e aviamentos
1. Conheça o chão que estará pisando
Segundo um estudo da Revista Valor, o setor têxtil teve um crescimento de produção de 2,3% neste ano. Para o próximo ano, as expectativas são de um crescimento produtivo de 8,1%, segundo a ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção).
Nesse cenário, podemos perceber que haverá bastante espaço e muitas oportunidades mesmo para quem está iniciando no setor. Lembre-se que haverá concorrência, mas o mais importante será como você vai conduzir o negócio.
2. Investimento
Quanto custa montar uma loja de tecidos? Bom, vai depender muito do perfil de negócio que você deseja montar. Será de pequeno, médio ou grande porte? Você vai montar na garagem da sua casa ou vai alugar um ponto comercial na cidade?
Justamente por todos esses fatores que é importante montar um plano de negócio. Nesse documento, liste todos os aspectos que impactam nos custos de investimento e de desenvolvimento da empresa.
Com tudo bem anotado, ficará mais fácil descobrir o valor inicial que você terá que despender. Mas em geral, o custo para abrir uma loja de tecidos pode variar em torno de R$30.000,00 a R$60.000,00.
3. Qual é a estrutura ideal de uma loja de tecidos?
Todo negócio precisa ter uma estrutura básica. Isso influencia tanto na experiência do consumidor quanto na sua organização diária. Entretanto, não exige muitas repartições, o que poderá baixar os custos de investimento.
É necessário apenas um espaço amplo para acomodar os expositores de tecidos. Aliás, você pode utilizar esse mesmo espaço para guardar o estoque. Como ideia, eu sugiro que você invista em prateleiras para que fique tudo muito bem organizado.
Deve haver também um cômodo que vai servir como escritório, um cômodo para copa e um cômodo para sanitários. Outra coisa importante é oferecer um espaço livre para os clientes fecharem a compra e tirar dúvidas.
4. Cuidado com a equipe!
Quem vai em uma loja de tecidos e aviamentos, geralmente tem conhecimentos aprofundados sobre o assunto. Então, o interessante é que você monte uma equipe competente e especializada.
Caso seja necessário, monte um treinamento específico ou invista em cursos para sua equipe. Fica muito mais fácil quando um atendente entende do assunto, pois pode auxiliar melhor os clientes.
5. Tenha amostras prontas para demonstração
Em um primeiro momento, você vai deixar os tecidos em expositores. Mas chegará a hora em que não caberão mais no espaço que você tem livre no estabelecimento.
Dessa forma, uma ideia interessante é montar estojos de demonstração de tecidos que sejam super práticos para o cliente analisar. Vai poupar espaço na loja e mesmo assim vai ajudar o cliente a encontrar o tecido ideal para o seu projeto. 😉
6. Acerte na escolha dos parceiros
Sempre digo que a escolha dos fornecedores é a parte mais importante do negócio. Quem trabalha com venda de roupas, por exemplo, não vai investir em um tecido de baixa qualidade, pois isso impacta muito na lucratividade.
Então, você pode começar a vender muito no início por conta do preço baixo, mas vai aos poucos perdendo cliente por insatisfação. Eu encontrei alguns fornecedores que podem te ajudar nessa empreitada, veja só:
7. Divulgue o seu negócio na vitrine
Aqui na minha cidade, por exemplo, existe uma loja de tecido, mas tem uma porta de aço de enrolar. Quem passa por ali à noite não sabe que é uma loja de tecidos se não prestar atenção no letreiro na parede.
Se a dona da loja investisse em um estabelecimento com portas de vidro, poderia montar expositores na vitrine. Uma ideia interessante é colocar os tecidos bem arrumados em manequins para trazer um toque mais refinado de estilista para a loja.
Assim, terá aquela inspiração no estilo ateliê. Tenho certeza de que trará muito mais resultado para o negócio. Os clientes sentirão curiosidade para conhecer a loja, pois chama muito mais atenção. 😉
8. Invista nos aviamentos de maior saída
Os aviamentos são todos os materiais necessários para a produção de uma peça de roupa. Provavelmente é uma costureira ou um alfaiate que vai comprar tecidos de você.
Sendo assim, o ideal é que você ofereça também os aviamentos que são considerados essenciais. Como exemplos, posso citar:
- Entretela;
- Zíperes;
- Agulhas simples e de máquinas de costura;
- Linhas de todas as cores;
- Elásticos;
- Colchetes de gancho;
- Botões variados;
- Dedal para proteger os dedos.
Bom, esses são apenas alguns dos aviamentos que você pode iniciar no seu negócio. Aos poucos, conhecendo mais profundamente o seu público, você vai descobrir quais são as necessidades.
Sendo assim, não esqueça de anotar tudo o que os clientes pedem. Assim que tiver um posicionamento sobre a entrega, avise o cliente com antecedência.
E aí, gostou de aprender mais sobre essa ideia de negócio? Tenho certeza de que com essas dicas você vai conseguir montar um negócio de sucesso. Compartilhe as dicas nas redes sociais. Vai ajudar muitas outras pessoas! ♥