6 dicas para montar um horto de mudas e plantas

Hoje você conhecerá dicas para montar um horto de mudas e plantas. O tempo em que as pessoas entravam para comprar apenas um vaso ou um buquê de flores para presentear ficou para trás, pois o consumo desse mercado aumentou muito.

Entretanto, é fundamental para a saúde do negócio e pleno crescimento ter um conhecimento estratégico para começar com o pé direito. Então, para te ajudar, separei 6 dicas essenciais. Vamos conferir?

Como montar um horto de plantas e mudas em 6 dicas

dicas para montar um horto de mudas e plantas

1. Procure ter amplo conhecimento sobre aquilo que venderá

Todo negócio exige preparo inicial, uma bússola que guia o empreendedor ao longo dos primeiros meses de funcionamento. E no nicho de plantas e mudas essa exigência é ainda mais essencial para consolidar um empreendimento.

Isso quer dizer que se você não conhecer as características das flores, cuidados com as mudas, manutenção, irrigação e tantas outras necessidades básicas desse negócio, certamente fica difícil crescer no mercado.

Por exemplo, você sabia que existem mais de 200 diversidades de plantas, flores e mudas vendidas, hoje, no Brasil?

Claro, existem aquelas que representam mais vendas, outras exclusivas por sazonalidade, além das espécies que demandam mais cuidados com poda e adubação.

Por isso é muito importante pesquisar quais as opções oferecem menos complexidade para seu horto, principalmente no início da atividade comercial.

2. Elabore estratégias operacionais para acondicionar as plantas

Da mesma forma que há plantas que precisam de mais atenção, também existem aquelas que vão bem em qualquer clima e sob quaisquer cuidados.

Você precisa pensar que está cultivando para atrair a atenção de um consumidor. Desse modo, a sua variedade de produtos precisa estar saudável e bonita, a fim de realmente instigar a curiosidade dos clientes.

Sendo assim, um dos pontos mais importantes é analisar a melhor estrutura para armazenar e preservar as plantas.

Você pode utilizar uma estufa, estrutura que assegura os parâmetros ideais de sobrevivência, como temperatura, luminosidade e umidade ideais, por exemplo.

Além disso, já que a maioria das mudas estará exposta ao tempo, é imprescindível ter atenção com as chuvas e ventos fortes, a fim de evitar prejuízos.

3. Os equipamentos certos fazem toda a diferença no dia a dia

Com o intuito de cultivar seu horto com qualidade profissional e garantir um posicionamento no mercado, é preciso investir nas ferramentas e equipamentos ideais.

Nesse sentido, podemos facilmente apontar a necessidade de ferramentas como:

  • Pás;
  • Tesouras de podas;
  • Enxadas;
  • Baldes;
  • Regadores;
  • Serrotes;
  • Ancinhos;
  • Luvas;
  • Enxertadores;
  • Escarificadores para hortas;
  • Entre outros.

Agora, já para os equipamentos operacionais que garantirão a vitalidade das mudas, plantas e flores, considere:

  • Equipamentos de irrigação;
  • Pulverizadores;
  • Bombas diversas;
  • Misturadores de substrato;
  • Balanças;
  • Garfos largos;
  • Enxadinhas;
  • Transplantadores;
  • Carrinho de mão;
  • Entre outros.

Tudo isso sem contar a aquisição de sementes, adubos orgânicos, substratos, adubos minerais e agroquímicos.

Nesta etapa você não pode economizar para ter todo o aparato de que precisa para entregar qualidade, atenção e um diferencial à sua clientela. Pense nisso!

4. Tenha total conhecimento do público-alvo pretendido

Aqui vai uma dica que irá diferenciar você da concorrência. Um dos erros mais comuns é não ter um público-alvo bem definido.

Não é porque você comercializa plantas e flores que o seu consumidor ideal é o mesmo, ou seja, você deve diferenciar suas estratégias e ações comerciais voltadas a cada perfil de consumidor.

Por exemplo, você provavelmente não terá o mesmo impacto de venda em um cliente acostumado a adquirir mudas de palmeiras e ravenalas, se oferecer apenas mudas de Gérbera e Begônia, não é verdade?

Será necessário mesclar a oferta do produto usual com a possibilidade de inovar o jardim para criar belas paisagens, e vice-versa.

Portanto, avalie o histórico dos clientes, identifique gostos e preferências, aponte o público-alvo certeiro e, em seguida, é só construir o caminho para impactar aquele consumidor.

5. Vasculhe pelos melhores fornecedores no mercado, você vai precisar

Entrar nesse mercado é uma excelente alternativa para consolidar o negócio próprio, porém, isso deve ser feito a partir da parceria com fornecedores de qualidade.

Afinal, do contrário você não terá o respaldo de produtos de qualidade para oferecer.

Fornecedores experientes conseguem te conduzir melhor no mercado, com mudas de alta qualidade e sem pragas, a fim de preservar a integridade do seu horto.

Um bom indicador de que um fornecedor é realmente de qualidade é o registro do comerciante no Ministério da Agricultura.

Isso porque existe um rigoroso processo de validação e que certifica a aptidão em fornecer bons atributos às mudas.

Dica extra para vender mais em seu horto de mudas e plantas

Por fim, chegamos a uma dica pessoal. A divulgação é a alma de todo negócio, mas quando se fala em horto, pode acreditar, as vantagens são consideráveis.

Atualmente a jardinagem está muito em alta. Como sabemos, cada vez mais pessoas criam seus jardins de forma planejada, a partir da diversidade de plantas e flores saudáveis e de qualidade.

Sendo assim, é seu dever criar estratégias de marketing para colocar seu horto no radar da cidade.

Utilize as redes sociais para impactar de forma segmentada seu público-alvo. Somente assim conseguirá gerar vendas e se destacar de qualquer concorrente.

Espero que agora consiga alcançar seu sonho de montar o seu negócio próprio e finalmente atingir a independência financeira. Compartilhe as dicas e até a próxima!