Se você está pensando em começar um negócio novo, precisa conhecer dicas para montar uma loja de material elétrico. Já saiba que é um nicho concorrido, mas altamente lucrativo, especialmente se você tiver um direcionamento para começar.
Sendo assim, espero te ajudar com esse primeiro degrau que costuma ser o mais desafiador. Entretanto, é também aquele que sustenta a estrutura do seu negócio. Vamos conferir?
5 dicas para montar uma loja de material elétrico
1. Não precisa ser a melhor localização, mas esteja visível no mercado
Diferentemente de comércios voltados à alimentação, como na revenda de açaí ou hamburgueria que exigem um ponto comercial mais ao centro da cidade, a loja de material elétrico não tem isso como foco.
Claro, não que você vá montar seu negócio nos arredores da cidade, mas essa não é uma preocupação inicial. Digo isso porque aqui na minha cidade, por exemplo, as melhores lojas de itens elétricos não estão no centro, mas sim em bairros próximos.
Se você encontrar uma pechincha em um ponto mais aproximado do centro, ótimo, fique com ele. Do contrário, prefira ruas adjacentes ao centro, pois além de oferecer a visibilidade de que precisa para começar, vai pesar menos no seu bolso.
Se parar para pensar esse é o ponto mais estratégico, uma vez que atende às necessidades de um centro comercial, mas sem exigir que os moradores locais se desloquem grandes distâncias para comprar de você.
O que muita gente não te conta é que você precisa equilibrar uma localização adequada com o investimento em divulgação. Isso sim coloca você no mapa da sua cidade ou bairro, pois o cliente encontra você de onde ele estiver.
2. Foque na estruturação física do seu comércio
Principalmente no começo do seu negócio, procure delimitar as áreas onde cada produto pode impactar mais seu cliente. Sendo assim, categorize cada espaço com produtos do mesmo nicho e de forma organizada, a fim de facilitar para o cliente encontrar o que precisa de forma rápida.
Além disso, será preciso definir também uma área de vendas com bom espaço para agilizar o fluxo de pessoas. Por si só isso permite centralizar o caixa do estabelecimento de forma estratégica para que não forme filas grandes demais. Afinal, sabemos que o movimento em lojas de materiais elétricos costuma ser grande.
Outra coisa, separe uma parte considerável do estabelecimento para servir como estoque. Esse passo é realmente importante, uma vez que influencia na saúde do financeiro.
Já imaginou um estoque abarrotado de produtos, onde os funcionários não encontram o que precisam?
Então, pense que menos é mais nesse momento. Tenha apenas o suficiente de cada produto, isso reduz a complexidade na hora de gerenciar. Sem contar que produto parado, significa dinheiro parado. 😉
3. Comercialize um pouco de tudo
É fundamental que seu estoque tenha um pouco de cada material. Muitas vezes o cliente busca itens específicos, como um cabo de energia, um disjuntor ou apenas um fusível, mas e o cliente que está construindo sua casa e precisa de diferentes produtos, ele encontrará com você?
Se você não sabe ao certo o que precisa, separei os principais produtos elétricos que você precisa ter, confira:
- Quadro medidor de energia;
- Disjuntores de diferentes potências;
- Fusíveis;
- Ampla oferta de cabos e fios de diferentes qualidades e fabricantes;
- Eletrodutos flexíveis e rígidos de PVC (famoso conduíte);
- Caixas de luz;
- Tomadas;
- Interruptores;
- Estabilizadores;
- Extensões;
- Lâmpadas incandescentes, fluorescentes, halogêneo e LED;
- Soquetes, luminárias, plafons, spots, lustres, entre outros.
4. Esse nicho exige contar com os melhores fornecedores
Se você não dispõe de bons fornecedores de materiais elétricos, dificilmente terá preço de revendedor e isso impacta diretamente na sua lucratividade.
Além disso, um bom fornecedor oferece desde o material mais barato até o de maior qualidade, pois sabemos que existem diferentes perfis de clientes. 😉
Dessa maneira, negocie, analise, confira o suporte, a logística para a entrega, prazo para pagamento e tudo mais que envolva uma parceria de sucesso para o crescimento da sua loja.
Abaixo vou deixar dois fornecedores que indico para você que está começando, pois como disse, oferecem de tudo.
Cigame Elétricos e Hidráulicos
- Telefone (WhatsApp): (51) 3356-5555
- E-mail: orcamento@cigame.com.br
Granstoque Atacadista
- Telefone (WhatsApp): (11) 99472-5798
- E-mail: vendas@granstoque.com.br
DICA EXTRA: quando você olha para o mercado é comum encontrar lojas de materiais elétricos e hidráulica. Então, futuramente você pode analisar mesclar os dois nichos, ofertando mais produtos e atingindo mais clientes!
5. Vamos falar sobre investimento e legalização?
Não é nem preciso citar a importância de legalizar sua loja, não é mesmo? Em todo caso, procure a ajuda de um contador próximo, de confiança e expert em abertura empresarial.
Agora, falando de preços é impossível colocar um número exato e acertar precisamente. Tudo depende do seu aporte financeiro, da sua intenção de abertura, da localização, dos fornecedores, do número de funcionários e a lista só cresce.
Contudo, saiba que não é um dos investimentos mais baixos do mercado, mas acredito que com R$40 ou R$50 mil é possível abrir sua loja. Se seu orçamento foi abaixo disso, foque em oferecer qualidade para escalar o negócio aos poucos.
O que achou do conteúdo de hoje? Espero ter ajudado a melhorar o seu planejamento. Compartilhe as dicas e até a próxima!